quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O VÍCIO PODE COMEÇAR COM O PRIMEIRO GOLE


“O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio”. (Provérbios 20-1)

Vamos analisar a luz da palavra de Deus, que é a Bíblia, a bebida embriagante (alcoolica) juntamente com seus efeitos.

Devemos saber que independentemente da quantidade ingerida dessas bebidas elas são chamadas de escarnecedoras e alvoroçadoras. Escarnecedoras por que freqüentemente levam as pessoas que fazem uso delas ao escárnio, o que significa se ridicularizar, e por muitas vezes podemos ver nas ruas pessoas embriagadas se prestando a diversos papéis ridículos e quantos à sua volta rindo, fazendo gracejos, com certeza é uma cena muito triste, deprimente. E alvoroçadora porque da mesma forma e com a mesma freqüência, causam distúrbios, inimizades e conflitos, tanto na família como na sociedade.

E o pior de tudo isso é que a maioria das pessoas julgam que as bebidas alcoólicas quando consumidas com moderação são inofensivas, boas ou até mesmo saudáveis. Tanto pensam assim que, podemos observar nas melhores famílias, quando se reúnem, para fazerem os famosos churrasquinhos de final de semana e etc. a presença das cervejinhas, batidinhas e por ai vai... Infelizmente essas pessoas desconsideram uma advertência muito clara encontrada nas Escrituras:

“Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? PARA AQUELES QUE SE DEMORAM PERTO DO VINHO, PARA OS QUE ANDAM BUSCANDO VINHO MISTURADO. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá”. (Provérbios 23.29-35)

A Bíblia nos aconselha a sermos inteligentes e evitarmos a “bebida fermentada” E não se deixar atrair pelo vinho (Provérbios 23.31). E ao contrário disso nos encher e embriagar – nos do Espírito Santo (Efésios 5.18)

O que devemos entender verdadeiramente é que a embriaguez com vinho ou outra bebida qualquer produz uma “temporária” sensação de “bem-estar”, uma falsa alegria, uma falsa paz...Embriagar-se com bebidas alcoólicas está associado á um estilo de vida iníquo, que resulta em tormentas e desequilíbrios psicológicos, emocionais e espirituais.

Enquanto que embriagar-se com o Espírito Santo é gozar de uma alegria superior, mais elevada e duradoura, na verdade uma alegria interior e ETERNA que cura todos os males, a depressão, a monotonia, a tristeza, etc...

Então, seja inteligente, faça igual ao apóstolo Paulo, tenha autodisciplina (I Coríntios 6.12)

“TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS, MAS NEM TODAS AS COISAS ME CONVÊM. TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS, MAS EU NÃO ME DEIXAREI DOMINAR POR NENHUMA DELAS.”

Paulo quis dizer com esse versículo que todas as coisas são permitidas para aqueles que são obedientes a Cisto. Porém, a primeira coisa que se deve saber é lidar consigo mesmo. É ter autocontrole, e se deixar dominar e controlar pelo Espírito Santo. Que o Senhor te abençoe e te dê graça para evitar sempre o primeiro gole. Um forte abraço...

Fátima Pereira Pieruccini

Nenhum comentário:

Postar um comentário