Histórico


Há trinta e cinco anos atrás, eu Renir Ramalho de Oliveira, farmacêutico em Kaloré, e mais alguns idealistas nos sensibilizamos em ajudar os carentes do Município. Eram pessoas oriundas do Estado de Minas Gerais, São Paulo, Nordestinos e famílias italianas. Todos vinham na ânsia de enriquecer com o plantio do café. Além do plantio do café, plantavam também cereais, milho, arroz e feijão que produziam em abundância. Apesar das estradas lamacentas vendiam seus cereais em Jandaia do Sul, Apucarana e Londrina. Todos tinham dinheiro de sobra, surgiram então os chamados botequins, armazéns e vendas, que vendiam produtos que não eram produzidos no lugarejo e como sempre a cachaça e o fumo mineiro nunca faltavam. As pessoas se embriagavam constantemente uns de alegria e outros pelo sofrimento, pois naquela época chovia muito e tudo era muito difícil e sendo assim muitas pessoas ficaram dependentes do álcool e do tabaco.
Em minha trajetória com farmacêutico em Kaloré, presenciei muitos fatos desagradáveis em conseqüência do alcoolismo. Muitas passagens tristes daquela época se tornaram inesquecíveis.
Havia um grupo de pessoas católicas sensíveis em combater as drogas e ajudar as famílias vitimadas da dependência do álcool, então em 1973 iniciamos um trabalho de cooperação para com os dependentes do alcoolismo e tabagismo. Onde fizemos amizade com um grupo do AA (alcoólicos Anônimos) da cidade de Assis, estado de São Paulo, quando começamos a levar os dependentes para participarem de reuniões. Muitas pessoas deixaram de fato, o vício, através deste trabalho. Podemos citar como exemplo os senhores Osvaldo Cachone, José Carlos Carretel, Antonio Constantino, Dilmo Alves Pacheco e muitos outros que ainda residem em Kaloré, outros se mudaram e alguns já faleceram. Em seguida a equipe do AA de Assis, comovida com o nosso sacrifício e entusiasmo, em ajudar essas pessoas, resolveram colaborar conosco, e de 15 em 15 dias deslocavam uma equipe para virem até Kaloré, assim reiniciamos nossos trabalhos em uma das salas do Colégio da cidade, onde reuníamos aproximadamente 80 (oitenta) pessoas, todas dependentes do álcool e tabaco, podemos afirmar que muitas pessoas foram libertas graças a essa integração do AA de Assis e kaloré. Posteriormente surgiu o Dr. José, engenheiro, responsável pela construção do asfalto do Distrito de São José, Município de Marumbi, Município de Kaloré, até a ponte do Rio Bom sendo ele uma pessoa ponderada e ex-alcoolatra, entre nós se formou um laço forte de amizade, principalmente por sermos ambos combatentes do alcoolismo e tabagismo.
O Dr. José propôs uma reunião para discutir o assunto conosco, somamos nossos propósitos e ideais e foi fundado em Kaloré o CEREA - Centro de Recuperação do Alcoolismo. Tínhamos reuniões de combate às drogas, todas as sextas – feiras, em uma sala cedida pela igreja Católica, depois passamos a nos reunir na sala de reuniões do Asilo da cidade. Enquanto o Dr. José permaneceu na região, ele foi responsável pelo trabalho, depois que se mudou continuamos o trabalho por mais 5 (cinco) anos, muitas pessoas foram libertas do vicio, destacamos o Sr. Benedito de Souza Lima, Antonio Custódio e João de Freitas. Foi um período de muitas bênçãos, as pessoas foram conscientizadas e a integração das famílias foi fundamental. Podemos afirmar que as reuniões tanto em Assis quanto em Kaloré foram benéficas e de grande valia, não só para os dependentes, como também para nós, foi motivo de grande satisfação e alegria no bem servir.

Nosso ideal não parou ai, convidamos um grande grupo de idealistas sensíveis às causas dos males das drogas e após varias reuniões preparatórias resolvemos criar a ASSOCIAÇÃO CENTRO DE PREVENÇÃO, TRATAMENTO E RECUPERAÇÃO CONTRA AS DROGAS DO VALE DO IVAI – CENDROGASVAI. E a palavra CENDROGASVAI foi criada pelo membro do conselho consultivo Sr. Antonio Bertipaglia, que significa “sem drogas no Vale do Ivai” e sem drogas você vai longe.

A primeira diretoria nasceu no dia 25 de fevereiro de 2002. E no dia 16 de outubro foi fundada a Associação, tendo como presidente eu, Renir Ramalho de Oliveira. A primeira iniciativa foi criar o estatuto de entidade, depois foram lavradas as atas da criação e da fundação, as quais foram registradas no Cartório de Registros de Títulos e Documentos da Comarca de Jandaia do Sul, estado do Paraná. Logo após, eu e mais alguns membros da diretoria, fizemos uma viagem à Brasília, onde participamos de uma reunião no Ministério da Saúde, para nos inteirarmos dos fatos e adquirirmos orientação do caminho que iríamos seguir.Também participamos de vários seminários em Londrina e em São Paulo, tivemos também um grande apoio do SEBRAE. Além dessas ações sempre procuramos obter ajuda e apoio dos governos municipais, estaduais e federais, assim como também de autoridades políticas e celebridades de renome nacional e internacional.

A fundação dessa Associação foi o primeiro passo para a realização de um sonho. Hoje temos como objetivo construir um Centro Regional Abrangente, com todas as dependências necessárias para o internamento de pelo menos 250 dependentes.

Queremos agradecer nessa resumida história de como se iniciou essa Associação às pessoas que cooperaram conosco, com esmero, sem medir esforços, com suas ações voluntárias, médicos, enfermeiras, dentistas, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, religiosos, professores, pastores, membros da diretoria, conselho tutelar, conselho fiscal e consultivo.Não deixando de destacar e agradecer também a um grupo de apoio formado por adultos, jovens, adolescentes e crianças que nos ajudavam nesta tarefa, convidando as pessoas dependentes para as reuniões e também visitavam os colégios, alertando os colegas contra os perigos das drogas, com destaque especial para Jéssica Barizon, Jéssica Pereira, Varlei Pereira e evangélicos da Igreja Presbiteriana de Borrazópolis. Destacamos em especial também algumas pessoas que deixaram os vícios e hoje são nossos colaboradores: Roque Caldardo, Lazaro Godinho, Samuel dos Santos, João Gilberto, Vitor da Silva, dentre outros.

Graças a Deus e ao nosso trabalho já estamos obtendo resultados satisfatórios sendo o nosso lema: “Resgatar princípios e valores familiares, religiosos e sociais”

E para que possamos desenvolver nosso trabalho com desenvoltura e afinco, conclamamos poder contar com a ajuda e somatória das autoridades políticas e religiosas, imprensa falada e escrita e de quem mais se sentir atraído pela proposta dessa Associação, para irmanados levar avante esse projeto que já está beneficiando alguns Municípios e com certeza irá beneficiar toda a região do Norte do Paraná, ao concluirmos finalmente o nosso tão esperado Centro Regional Abrangente.

Esse é um projeto que nasceu de um sonho que se sonhou junto...

Gostaria que pudesse nascer em você também, que se interessou em ler esse histórico. Se junte a nós. Espero contar com o esforço e dedicação de todos.

Um forte abraço e que Deus abençoe a todos.

Renir Ramalho de Oliveira.
(Idealizador da Entidade.)